Você sabe o dia do Soldador?

Você sabe o dia do Soldador? “23 de Setembro”

 O dia 23 de setembro é definido pelo Dia do Soldador, profissional responsável do processo de soldagem e corte de metais na indústria e da construção civil. Quem atua com soldas está constantemente sujeito a padecer queimaduras, problemas respiratórios e danos na visão e audição.

Para evitar tais problemas, é essencial que o soldador esteja apropriadamente capacitado para realizar sua função com responsabilidade. Além disso, é fundamental que o profissional use Equipamentos de proteção Individual (EPIs) durante a execução de suas tarefas, assegurando sua proteção e segurança no trabalho.

Entenda a seguir os principais EPIs que devem ser usados por quem trabalha com soldas:

EPIs fundamentais para soldadores

  • Touca Árabe: trata-se de um capuz de proteção que tem a função de proteger o pescoço e a cabeça do profissional contra o temperatura excessivo emitido pela solda;
  • Máscara para solda: protege a região dos olhos e rosto contra impactos de partículas e radiações;
  • Avental de segurança: protege a parte frontal do soldador contra agentes abrasivos e escoriantes;
  • Perneira: confere proteção às pernas;
  • Óculos de proteção: utilizado para defender os olhos e o rosto contra o calor e respingos;
  • Protetores auriculares: protege a audição do profissional contra barulhos excessivos;
  • Luva de proteção: protege as mãos do soldador contra queimaduras, sem prejudicar a flexibilidade que o trabalho requer no manejo da solda.

REGULAMENTAÇÃO DOS EPI’S

Todo equipamento de proteção antes de ser usado recebe um Certificado de Autorização (CA). Este documento é emitido através Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e assegura a altíssima qualidade e utilidade dos EPI’S. Os equipamentos são sujeitos a diversos testes, antes que eles cheguem as suas mãos do profissional, mostrando garantia da sua eficiência, duração, conforto e proteção. Nas Ferramentas estabelecidas todos os equipamentos de proteção individual dispõem o selo de certificação e altíssima qualidade.

HIGIENIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO EPI

Alguns trabalhadores não conhecem ou acabam esquecendo, porém é fundamental lavar os equipamentos de proteção individual após o uso. Dependendo da profissão e do EPI, a higiene deve acontecer diariamente. O devido cuidado com o seu EPI tornará um prolongamento em sua vida útil, e consequentemente, menos despesas.



Deixe uma resposta

Translate »